- Yoga tem efeitos positivos no tratamento de doenças Psiquiátricas
- A filosofia do Yoga
- Conheça a história da Contrologia (Método Pilates) e do seu criador Joseph H. Pilates.
- Yoga na Praia Brava em Caraguatatuba
- Vamos falar sobre o isolamento?
- A importância de se exercitar e manter o corpo ativo durante o Isolamento
- Crise Produtiva
- O efeito do Pilates na dor lombar
- Uma Nova Forma de Trabalhar com o Pilates
- Aulas de Pilates Online - Semana 1
- Aulas de Pilates Online - Semana 2
- Aulas de Pilates Online - Semana 3
- Aulas de Pilates Online - Semana 4
- PORQUE FAZER E QUAL A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA PÓS-COVID-19?
- Treinamento Funcional e Core em Caraguatatuba
- Assessoria de Corrida Adulto - Amador ou Profissional
- Fisioterapia em Caraguatatuba
- Aulas de Hatha Yoga em Caraguatatuba
- Pilates Original em Caraguatatuba
- Academia Personalizada em Caraguatatuba
Uma Nova Forma de Trabalhar com o Pilates

Você já ouviu falar em trilhos anatômicos? Os trilhos anatômicos descritos pelo anatomista Thomas W. Myers, funcionam como um mapa alternativo para as conexões internas entre os músculos e a rede fascial, propondo uma compreensão diferente das relações corporais com base no mapa dos meridianos. Esta nova visão do corpo, de uma forma menos segmentada, possibilita novas estratégias de tratamento para os profissionais.
E o que são os trilhos anatômicos? Eles são faixas feitas de unidade miofascial ou tecido conjuntivo, onde envolve nosso músculo como uma “cápsula”, e assim conseguem englobar cada conjunto de fibra do músculo. Esses conjuntos tem a propriedade de se ligarem e intercomunicarem e transmitir as tensões pelo nosso corpo.
Essa tensão chamamos de tensengridade, que é composta por osso, músculo, tecido fascial, e são desses cabos de comunicação que nos dão a direção para os movimentos e formas que o nosso esqueleto assume. E a partir desse estudo surgiram os meridianos, que são 12 linhas descritas que transmitem a tensão e movimento através da miofascia do corpo em torno do esqueleto.
Durante o movimento do corpo os meridianos transmitem tensões por meio da miofáscia sem pausa durante seu trajeto. Porém, alguns dos trilhos só são ativados durante uma posição ou movimento em específico, e um mesmo movimento corporal pode ter mais de uma finalidade, e trabalhar mais de uma linha ao mesmo tempo. Um corpo saudável é aquele em que as linhas trabalham livremente e distribuem uniformemente as cargas impostas pelos movimentos.
O pilates pode ser uma ferramenta, para o profissional que estuda os trilhos anatômicos, trabalhamos estas linhas de tensão que percorrem o corpo a fim de proporcional melhora na qualidade de vida, bem como tratamento em específico para alívio de dores.
Aqui vão alguns exemplos de exercícios do Pilates e suas linhas trabalhadas:
The Hundred: Linhas Superficial Anterior e Posterior, Linha Profunda Anterior.
The Saw: Linha Lateral, Linha Espiral, Linha Superficial Anterior, Linha Profunda Posterior do Membro Superior e Linha Profunda.
Side Band: Linha Lateral, Linha Profunda, Linha Superficial Anterior/Posterior, Linha Profunda Posterior do Membro Superior.
Bárbara Cavalcanti
CREFITO:275950-F
Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates Impacto Zen